domingo, 11 de março de 2012

A Enfermagem nos países da África



De acordo com um estudo realizado pela Enfermeira Inês Fonseca e o Sociólogo Gilles Dussault, publicado em 2010 na RECIIS, através de um artigo de título: “Recursos humanos da saúde nos países africanos de língua oficial portuguesa: problemas idênticos, soluções transversais?”, pode-se perceber que os números de profissionais de saúde são pequenos para atender a população dos cinco países africanos de língua oficial portuguesa. Conforme o estudo, os dados que foram disponibilizados versavam sobre as principais categorias de trabalhadores e o profissional enfermeiro foram uma das únicas categorias onde se conseguiu mensurar quantitativos registrados.

Enfemeiros/10000 habitantes: Angola (0,119 em 2004), Cabo Verde (9,3 em 2006), Guiné Bissau (5,78 em 2007), Moçambique (2,20 em 2005) e São Tomé e Príncipe (19 em 2004).

O estudo destaca que entre as três faculdades/escolas de enfermagem de Cabo Verde, no ano de 2005, formaram-se 100 enfermeiros. Em São Tomé e Príncipe não foi possível saber quantos profissionais se formou, porém, em Guiné Bissau registrou-se a formação de 62 enfermeiros em 2006. No mesmo país estavam inscritos, em 2008, 253 alunos no curso de enfermagem geral e 82 na licenciatura de enfermagem. Apesar dos números, conforme o estudo não se tinha perspectivas de abertura de novas vagas.

Os dados disponíveis nos países como Angola, Cabo Verde e Moçambique indicavam variações muito significativas entre os salários dos médicos e enfermeiros sendo que, na generalidade, os primeiros ganhavam o dobro ou mais que os segundos.  

É observado que em todas as categorias de saúde tem déficit de pessoal e de acordo com o estudo o numero de enfermeiros tende a aumentar, mas ainda é insuficiente para atender a demanda que garanta a cobertura da população inteira.

Para ler o estudo completo, acesse o link do artigo original através do site: http://www.reciis.cict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/viewArticle/348

Nenhum comentário:

Postar um comentário